Você está visualizando atualmente QUE A ANALYSIS PARALYSIS PODE ESTAR AFETANDO SEU NEGÓCIO?
Você Sabia?

QUE A ANALYSIS PARALYSIS PODE ESTAR AFETANDO SEU NEGÓCIO?

“A paralisia de análise descreve um processo individual ou de grupo quando a análise excessiva ou o pensamento excessivo de uma situação podem fazer com que o movimento para a frente ou a tomada de decisão se tornem “paralisados”, significando que nenhuma solução ou curso de ação é decidido.” Wikipedia

Eu conheci este termo quando eu cursava meu mestrado em Marketing Sciences na Austrália quando foi usado por uma colega alemã de grupo. Ela usou este termo numa referência descontraída quando percebeu que o grupo analisava e discutia muito os dados e estava entregando pouco. Da brincadeira para o mundo sério e do mundo acadêmico para o mundo profissional e pessoal, eu percebi o quanto ele se faz presente e o quanto ele pode gerar dano nas nossas vidas e nas empresas.

Ela é exatamente o oposto do processo muito bem descrito por Malcolm Gladwell em seu brilhante livro Blink, O Poder de pensar sem pensar, um livro que está entre os melhores que eu já li.

A Analysis Paralysis pode ser facilmente encontrada tanto nas decisões complexas, quanto nas mais simples. Na minha experiência, percebo que está ligada a diversos fatores entre eles o medo e insegurança.

Na aviação por exemplo onde ela pode gerar um número grande de fatalidades e por isto treinamentos são exaustivos e o conhecimento sobre como tomamos decisões é muito estudado. No diagrama abaixo demonstra como é processada a informação em nosso cérebro para a tomada de decisão.

Fonte: U.S. Federal Aviation Administration (FAA). “Wickens’ Model.” FAA Human Factors Awareness Course.

 

 

 

 

 

 

 

 

Já presenciei a analysis paralysis envolvendo um presidente de uma grande multinacional em um processo que infelizmente perdurou por vários meses. No fim percebi que o ciclo vicioso de busca de informação, pesquisa e análise escondiam uma insegurança diante de uma importante tomada de decisão.

Em outra empresa, também multinacional, presenciei um presidente que era exatamente o oposto, dono de uma visão extraordinária e capacidade de processamento fora de série tomava decisões importantes e transformadoras como nós tomamos um café.

Esta experiência me fez entender alguns perfis de líderes empresariais, que aqui classifico como os traders são aqueles que possuem um framework de tomada de decisão baseados no instinto (blink) e conhecimento, geralmente processam a informação com rapidez.  Os empreendedores são aqueles que usam a experiência, o conhecimento no processamento da informação, dependendo do ecossistema de seus negócios podem ser rápidos. Os últimos são os tradicionais são aqueles que usam a experiência e a cultura da empresa na tomada de decisão estes levam mais tempo.

Diante de ecossistemas cada vez mais complexos e dinâmicos a transformação e dados em informações e informações em insights gera um imenso poder. Porém, o excesso de dados e informações podem confundir, constranger e paralisar tomadores de decisão em momentos críticos.

Aqui na Neogrowth, ajudamos líderes de todos os tipos a tomarem decisões e integramos três pilares fundamentais na nossa cultura, olhar do dono, centralidade no cliente e decisões baseadas em dados. Focamos em quick wins e eliminamos rapidamente a analysis paralysis consultando sempre que necessário, o método abaixo.

 

Rowley Michelle, Analysis Paralysis: How to Deal with Crippling  Effect on the B2B Marketer,  April 2019.

https://blog.datacaptive.com/analysis-paralysis-dealing-with-crippling-effect-on-b2b-m

arketers/

Deixe um comentário