
No meu artigo anterior, eu falei sobre as empresas visionárias, agora eu vou tratar dos líderes visionários, aquelas pessoas iluminadas que conseguem ver além e que possuem uma capacidade fora do normal de colocar em prática suas visões. Estes líderes deixam grandes legados, além de melhorarem as vidas das pessoas, eles influenciam safras de profissionais que podem gerar empresas ou movimentos visionários.
Estes líderes possuem profundo conhecimento dos ecossistemas de negócios, conhecem como poucos as economias e os mercados. Processam dados, separam o joio do trigo e vão transformando dados em informações, insights e ações que culminam no tão desejado crescimento acelerado ou exponencial.
Navegam nos mares dos riscos e oportunidades, conseguem encontrar as que estão ocultas, segmentando suas ações e testando suas hipóteses, ao mesmo tempo criam camadas de proteção ao risco. São conectados e vivem em estado de alerta, sabem como as tendências e super tendências podem afetar em algum momento seus planos. Eles na verdade já possuem de fábrica o DNA da aceleração do crescimento e são mestres do tema.
São pessoas que sabem escolher seus liderados e parceiros, pois não há como fazer algo grande sozinho. Por fim, eu desconfio que eles possuem um poder sobrenatural de atração e carisma que preciso pesquisar um pouco mais para poder descrever.
Bom, quando estes líderes visionários me veem à mente, eu preciso separar aqueles que eu conheço pessoalmente, daqueles que eu somente conheço de longe suas histórias e legados. O primeiro líder visionário é meu tio Vilmar de Oliveira Schurmann, seguido de Topázio Neto e Nelson Mandela.
Meu tio sem saber, me influenciou tanto, ao ponto de eu escolher a minha profissão. Meu sonho de menino e adolescente era trabalhar na Ceval Alimentos, na época a terceira maior processadora de soja do mundo.
O Topázio Neto é outro líder visionário, fundou a gigante Flex Contact hoje Connvert, que eu coloco no meio do caminho entre meu tio e Nelson Mandela. Ele se destaca pois possui uma força empreendedora enorme, um conhecimento inigualável do mercado onde atua e uma característica de liderança carismática e humana sobrenatural.
O Nelson Mandela é aquele super ser humano que ao ler seu livro, me envolveu na sua linda história e missão que me marcaram profundamente. Sem demérito aos outros, ele está em outro nível, talvez mereça o título de super líder visionário ou super-humano, que impactou as relações humanas para sempre.
Escreverei um artigo sobre o que cada um destes líderes visionários me influenciaram no planejamento, e nas estratégias de marketing e vendas.
Quando criei a Neogrowth minha ideia foi ajudar os líderes de hoje, a analisarem os mercados e seus nichos, para capturarem as melhores oportunidades ao alinharem seus produtos e soluções ao que os clientes buscam.
Penso que a Neogrowth precisa encontrar nos dados, a alma escondida de cada cliente e que a aceleração do crescimento deve estar alinhada a missão de desenvolver, entregar e capturar valor, onde os quick wins se transformam naturalmente em crescimento sustentável.
Meu nome é Jorge, tenho experiência como líder de aceleração do crescimento e desenvolvimento de produtos em segmentos variados, incluindo serviços financeiros, tecnologia e supply-chain em players como Serasa, Grupo DHL Grupo Omnicom e Credicard.
Tenho perfil empreendedor, liderando a Neogrowth (www.neogrowth.com.br) tenho prestado serviço de assessoria e consultoria em go-to market, aceleração do crescimento e desenvolvimento de produtos no Grupo Connvert, Smiles e na Sponsorb.
Sou formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina, tenho pós-graduação em Gestão pela Universidade de Harvard, MBA Finanças Corporativas no Insper/IBMEC e Mestrado em Marketing pela Universidade de South Australia.
